Você é o seu melhor produto: Saiba como se apresentar

Uma boa carta de apresentação pode ser sua porta de entrada para seu emprego dos sonhos. Ela é utilizada da forma convencional – escrita a próprio punho -, mas também de forma digital no corpo do e-mail ou página de empregos na internet.

O modelo perfeito para uma boa carta de apresentação, além de objetiva e curta, deve conter:

  • O seu diferencial descrito logo no primeiro parágrafo para prender a atenção do recrutador.
  • Depois de ter chamado a atenção do leitor, fale sobre suas experiências profissionais e aspirações.
  • Demonstre seus pontos fortes e valores pessoais que tenham a ver com os valores da empresa.

Os maiores erros cometidos na elaboração de uma carta de apresentação são textos escritos na terceira pessoa, incluir dados pessoais – que já estão no seu CV-, e não incluir seu contato.   Não citar o nome do recrutador e referir-se a ele apenas como “caro senhor” ou coisa parecida também é visto como desleixo. É muito válido pesquisar o nome da pessoa que vai receber a sua carta, isso mostra interesse e conta muito.

Esteja atento a erros gramaticais e de sintaxe, isso também é levado em consideração pelo RH.

No parágrafo final solicite ao recrutador que entre em contato para uma entrevista presencial e cite sua opinião sobre a visão e missão da empresa. Pesquisar missão e visão de uma empresa lhe ajuda a entender a cultura organizacional da mesma e a perceber se a empresa é realmente um bom lugar para você.

Uma última dica é para que você não se esqueça de manter sua carta de apresentação sempre atualizada e interessante.

Agora que você sabe fazer uma carta de apresentação, fique atento a produzir a sua e iniciar sua saga à procura do job perfeito!

Josiany Lima é jornalista e curiosa. Escreve para sites na internet e atua na ONG Teto Brasil. Estuda Marketing e é autora de livros infanto-juvenis.

Quer se capacitar? Seja um Talento Ganbatte e se desenvolva!

Posted in Blog, Currículo, Entrevista, Processos Seletivos and tagged , , , .