Dicas de como o PPT pode se tornar o seu aliado em uma apresentação pessoal

A forma de se comunicar reflete muito quem você é. Uma boa apresentação pessoal tem que passar informações sem entediar o receptor/selecionador. Para que você consiga passar a mensagem de maneira clara e objetiva em um processo seletivo, reunimos um top five de dicas para sua apresentação no ppt ser digna de aplausos.

1- Escolha um layout limpo e simples

O objetivo principal é o conteúdo e sua desenvoltura na apresentação, então não há necessidade de enfeitar o layout, além de chamar atenção para coisas desnecessárias, tira o foco do assunto principal: Você!

2- Crie um roteiro

Siga um fluxo cronológico das informações que deseja passar. Trabalhe tópicos para apresentar pontos importantes da sua história que achar relevante.

3- Escolha um software que se adapte à sua ideia

Prezi, GoAnimate e Google Docs são alguns exemplos de softwares que podem te ajudar a deixar sua apresentação mais criativa e dinâmica.

4- Trabalhe sua expressão oral

Saiba defender suas ideias com boa entonação na voz e sem erros de português -isso também vale para o excesso no uso de gírias, manias de linguagem e expressões em outros idiomas-. Fale pausadamente e passe sua mensagem.

5- Treine e inspire-se

Treinar a apresentação pode te deixar mais confortável e confiante. Assista a Teds Talks e elabore um ppt de sucesso baseado em grandes apresentações inspiradoras.

Gostou das nossas dicas? Que tal colocá-las em prática?

Josiany Lima é jornalista e curiosa. Escreve para sites na internet e atua na ONG Teto Brasil. Estuda Marketing e é autora de livros infanto-juvenis.

Quer se capacitar? Seja um Talento Ganbatte e se desenvolva!

Posted in Blog, Processos Seletivos and tagged , , .