O Homem é um ser social: A importância do Relacionamento interpessoal na vida pessoal e profissional

Já dizia Aristóteles, “o homem é um ser social”. Partindo disso, podemos dizer que é natural do ser humano procurar se relacionar bem em todos os ambientes que frequenta, no trabalho não é diferente, independentemente do grau de afinidade que temos com os outros profissionais do ambiente corporativo, precisamos desenvolver uma empatia que nos possibilite realizar algo junto.

Falando assim até parece uma coisa fácil, certo? Mas você sabe o que realmente quer dizer Relacionamento Interpessoal? Talvez você limite o significado dessa palavra como cordialidade em ambientes coletivos, mas não é só isso, as relações interpessoais são mais profundas, é um processo de autoconhecimento, depende mais de nós mesmos do que do coletivo, é um aprendizado sobre nossos sentimentos e conflitos internos que podem modificar nosso ambiente de trabalho, nosso mundo exterior e resolver conflitos e problemas que enfrentamos no dia-a-dia, seja na empresa, no ambiente organizacional ou em família.

relacao-proxima-lider-funcionario-noticias_1432301620167

Estudos realizados pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets – M.I.T. relatam a importância das relações interpessoais para a qualidade de vida pessoal e profissional, o indivíduo que conhece bem seus sentimentos e emoções consegue se expressar melhor e manter uma rede de relacionamentos relacionada sua área de atuação e gostos pessoais. Como alcançar isso? Baseando-se em alguns pilares: autoconhecimento, empatia e ética.

Autoconhecimento – Reconheça suas ações e reações. O seu comportamento causa impacto nos outros e vice-versa.

Empatia – Coloque-se no lugar do outro, escute suas opiniões, saiba ouvir. Para se chegar em uma negociação ganha-ganha, tem que desenvolver um relacionamento equilibrado.

Ética – Tenha atitudes que não prejudiquem os outros, não quebrem acordos e não contrariem o que se considera certo e justo. Podemos ter muito autoconhecimento, ser altamente empáticos e cordiais, mas, se não nos conduzirmos pela ética, não conseguiremos manter relacionamentos equilibrados.

Pratique esses pilares e continue sendo um ser social, porém um ser social melhor do que Aristóteles deduzia!

Josiany Lima é jornalista e curiosa. Escreve para sites na internet e atua na ONG Teto Brasil. Estuda Marketing e é autora de livros infanto-juvenis.

Quer se capacitar? Seja um Talento Ganbatte e se desenvolva!

Posted in Blog, Mundo do Trabalho and tagged , .