A busca pelo primeiro estágio: como se vender e destacar seus pontos fortes

O primeiro estágio é um verdadeiro divisor de águas na vida do jovem. Seja ele de nível médio (aquele que iniciamos quando estamos no ensino médio) ou de nível técnico / superior, a busca pelo primeiro estágio é um desafio, mas nós da Ganbatte vamos te ajudar a deixar essa tarefa um pouco mais fácil.

É preciso ter experiência para conseguir o meu primeiro estágio? Não!

Provavelmente você já ouviu o famoso dilema de Tostines: vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?

A busca pelo estágio algumas vezes passa por esse dilema também: preciso de experiência para ter um estágio e preciso de um estágio para ter experiência. É com imensa satisfação que eu te digo, jovem que procura sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, que NÃO, você não precisa de experiência para conseguir o seu estágio.  Aliás, é justamente para isso que serve o estágio, para que você adquira experiência profissional. Eu sei que agora você deve estar olhando para a tela com cara de “ué”, mas vamos te mostrar o caminho das pedras: Mostre que você possui as habilidades necessárias para ocupar a vaga. Você pode não possuir experiência propriamente dita, mas pode ter vivência, seja como líder de algum projeto social, algo em sua comunidade local, igreja ou time de futebol. Tudo é válido, desde que você saiba se vender!

Aposte no currículo!

Um bom currículo é o verdadeiro ás na manga e pode te colocar em posição de destaque diante de outros candidatos. Por isso, nada de preguiça na hora de fazer o currículo. Ele é o seu cartão de visitas, o primeiro contato que o entrevistador tem com você, então é importante dedicar um tempo nessa tarefa e deixar seu currículo ainda mais atrativo. A Ganbatte criou um e-book inteirinho e grátis sobre esse assunto e você pode saber mais clicando aqui!

Para deixar seu currículo mais recheado e impressionante, invista em cursos. Existem diversos cursos on-line e gratuitos que você pode fazer e inclusive obter certificados.

 Entenda o que você está vendendo

Você pode pensar que o está vendendo são suas horas de trabalho, os conhecimentos que acumulou ou as habilidades que adquiriu. Isto está parcialmente correto, mas a resposta real vai para muito além destes fatores. Pense sobre sua história como indivíduo, sua família, o bairro onde cresceu, as classes que representa, a história dessas classes, o contexto do seu país, seu papel nesse contexto, o que você deseja alcançar e o que está disposto a fazer para alcançar esses objetivos. Tudo isso faz parte da sua identidade e de quem você é, inescapavelmente, como indivíduo e como profissional.

Autoconhecimento, atenção e informação, são as verdadeiras moedas do século XXI, e serão sua principal fonte de riqueza enquanto procura se inserir no mercado de trabalho. Ao entender essa sua identidade, busque compreender também de que forma a sociedade como um todo costuma enxergá-la, e tente identificar quais as ameaças e oportunidades que essa visão social apresenta para você e para outros como você.

Entenda o que esperam de você

As relações humanas são embebidas em expectativas. Identificando quem você é e se encontrando nesse processo identitário, você se torna capaz de exceder e até mesmo modificar essas expectativas, surpreendendo até mesmo os mais experientes recrutadores. Domine sua história pessoal, a história do seu contexto, as coisas que você aprendeu com elas e de que maneiras planeja modificá-las nas direções que acredita e por quê acredita nessas direções.

Busque também entender as necessidades do mercado contemporâneo e de que forma equilibrá-las com o que você pode oferecer. O ritmo de trabalho atual é acelerado e exige constante adaptação e foco em resultados. Busque sempre se desafiar em projetos diversos, aprender coisas novas e atingir objetivos. Seus futuros sócios ou empregadores vão valorizar o que você alcançou e sua capacidade de aproveitar oportunidades.

Se mantenha relevante e atualizado em seu campo de atuação

Não deixe de praticar com certa regularidade suas maiores aptidões e habilidades técnicas e se mostre disposto a receber feedbacks. Entenda sua indústria e as ‘ferramentas da moda’ tão como seus fundamentos e as ferramentas que provavelmente irão perdurar por bastante tempo. Desenvolva a habilidade de usar essas ferramentas de modos diferentes e inovadores. Inove sua prática, seu mercado e a si mesmo.

Ouvir um “não” é difícil, mas necessário

Seria o meu sonho de princesa passar em todas as entrevistas que eu fiz na vida? Seria. Mas se isso tivesse acontecido, eu não teria aprendido, não teria melhorado e me preparado ainda mais. Por tanto, não desanime se você não passar na entrevista para o seu primeiro estágio (ou qualquer outra entrevista). Encare isso como uma experiência e continue tentando. Sua hora vai chegar!

Prazer, Diego Henrique, 26 anos, profissional da área de marketing e apaixonado pela escrita. Sou colunista de alguns sites por essa internet de meu Deus, falando sobre relacionamentos, comportamento e lifestyle.

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