Será que estou indo bem no trabalho?

E meus relatórios? Será que estão bons?

Será que meus amigos sabem o que estou pensando agora?Ainda não é possível saber o que as outras pessoas pensam apenas olhando para uma bola de cristal, porém o feedback (Capacidade de Dar e Receber Opiniões de Forma Construtiva) está aí para isso. Já dizia o sábio: “Errar é humano, mas permanecer no erro é burrice”. Na vida social ou profissional, o feedback é o que não nos deixa permanecer no erro, é uma das ferramentas mais eficientes no desenvolvimento de pessoas, é com ele que conseguimos saber se estamos ou não próximos de uma excelente competência profissional.

Muito mais do que uma crítica, um feedback aborda o que precisa ser dito – de maneira construtiva- a quem precisa ouvir.  E receber um feedback é muito mais do que escutar. É assimilar a mensagem e agir para não permanecer no erro.

A partir disso, fica mais fácil construir uma aprendizagem e consciência coletiva, desenvolvendo habilidades, competências e conhecimentos necessários para as pessoas atingirem seus objetivos dentro ou fora de um ambiente profissional.

Para dominar a arte do feedback, você tem que ter cuidado para que quem o receba não o veja como uma crítica. Não sinta vergonha ou fique desmotivado, não sinta-se frustrado e revide com raiva. O objetivo do feedback é ajudar alguém a se desenvolver. Se feito de forma bem-intencionada, as mudanças o dia-a-dia podem apresentar a melhoria da pessoa/profissional.

Josiany Lima é jornalista e curiosa. Escreve para sites na internet e atua na ONG Teto Brasil. Estuda Marketing e é autora de livros infanto-juvenis.

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