Como fortalecer a memória e aumentar sua produtividade

233Quem nunca esqueceu onde deixou as chaves do carro ou controle da TV não é mesmo? Mas há uma explicação plausível para isso, somos capazes de armazenar até sete informações diferentes de memórias de curto prazo, mas, devido ao estresse e a correria do dia a dia, esse número pode diminuir e provocar esses lapsos de esquecimento básico.

A pressa é inimiga da memorização, da concentração e da produtividade, por isso, para desenvolver uma boa memorização você tem que se sujeitar a estímulos adequados (repetições intensas) em um estado propício a fixação da informação (descansada, atenta e interessada).

O ambiente adequado é o mais importante, pois trabalhar e estudar em ambientes barulhentos lhe tiram a concentração e o foco. Procure trabalhar ou estudar em espaços apropriados, silenciosos e arejados.

Não superlote a sua CPU. Assim como computadores, celulares e tudo que guarda informação, nosso cérebro também trava se for apresentado a um numero muito grande de informações. O apropriado é fazer uma coisa de cada vez e se dedicar a ela. Fazemos várias coisas ao mesmo tempo e por conta disso deixamos passar despercebido detalhes relevantes. Seguindo essa recomendação você logo perceberá que os episódios de esquecimentos serão cada vez mais raros.

A alimentação também influencia na capacidade do cérebro. Refeição pesada e em quantidade exagerada desloca o fluxo sanguíneo para os intestinos e o cérebro fica mais lento e preguiçoso. Para ajudar ainda mais, beba bastante água.

Nunca esqueça que o cérebro é um músculo, logo exercitá-lo é primordial. Coloque seu cérebro para realizar coisas novas. Faça coisas rotineiras de um jeito diferente, (mude seu trajeto para o trabalho, por exemplo), aprenda outra língua, pratique algum esporte… enfim.

Outro jeito legal de “malhar o cérebro” é fazendo uso de regras mnemônicas, essa regra é uma técnica usada para facilitar a recordação de alguma informação que você acha importante. Por exemplo, se você é péssimo com nomes, associe o nome daquela pessoa a algo que você gosta. Se conheceu uma pessoa cujo nome é Mariana, associe o mar a ela.

Para se lembrar da diferença entre “austral” e “boreal”, você pode lembrar que a AUSTRÁLia fica no sul, e a Aurora Boreal ocorre no Polo Norte. Associe senhas e números de telefone ou de endereços a datas: 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial; 0709, dia da Independência do Brasil.

Josiany Lima é jornalista e curiosa. Escreve para sites na internet e atua na ONG Teto Brasil. Estuda Marketing e é autora de livros infanto-juvenis.

Quer se capacitar? Seja um Talento Ganbatte e se desenvolva!

Posted in Blog, Mundo do Trabalho, Variedades and tagged .