Trainee ou PJ? Duas opções para ingressar no mercado de trabalho

Independente da carreira escolhida, um recém-formado que não realizou algum estágio durante a faculdade, encontra uma certa dificuldade na hora de procurar um emprego. O mercado exige experiência, ao menos através de estágios. Por isso eles são tão importantes no processo de formação do profissional.

Uma vez fora da faculdade, a maneira mais interessante de ingressar no competitivo mercado de trabalho é através dos programas de trainee, pois possuem ótima remuneração e experiência, além de pesarem muito no currículo. Por exigir muito investimento por parte da empresa, poucas vagas são ofertadas, o que gera uma grande concorrência. Outra coisa que deve saber é que é comum termos trainees atuando em áreas totalmente distintas de sua formação.

executive-pfComo trainee você é como qualquer outro profissional CLT da empresa, possui os mesmo direitos e deveres, porém existe outra forma de ingressar em uma empresa, como? Contrato PJ (Pessoa Jurídica). Para quem é PJ, os horários costumam ser mais flexíveis, fruto de um acordo entre prestador de serviço e contratante. Contudo, tributos como INSS, IR e FGTS não entram no contrato, a Pessoa Jurídica precisa de serviços de contabilidade para pagar seus tributos (ou algumas horas disponíveis no dia para essa tarefa minuciosa).

“A contratação através de registro na carteira significa que seu empregador acredita na sua permanência na empresa por algum tempo. Na maioria dos casos, os empregados registrados ocupam postos de trabalhos que exigem certa constância profissional e, por isso, é possível dizer que eles têm mais estabilidade do que quem é PJ, que normalmente são inseridos no quadro da empresa para prestarem serviços pontuais. Essa realidade faz com que a carreira de um PJ tenha mais incertezas e exija que o profissional esteja sempre buscando novos clientes.”

Uma vez escolhi como quer trabalhar, aqui ficam algumas dicas para seu próximo passo:

  • Antes da entrevista procure conhecer e obter informações sobre a empresa na qual estará participando do processo de seleção;
  • Demonstre coragem para novos desafios e ideias inovadoras;
  • Questione o entrevistador a respeito dos objetivos e planos da empresa. Alinhar seus valores e propósitos com a Cia é sempre bom.

Atualmente o mercado de trabalho está muito difícil, mas lembre-se: Tempos difíceis não duram, pessoas corajosas sim!

Josiany Lima é jornalista e curiosa. Escreve para sites na internet e atua na ONG Teto Brasil. Estuda Marketing e é autora de livros infanto-juvenis.

Quer se capacitar? Seja um Talento Ganbatte e se desenvolva!

 

Fonte: CLT e PJ: Entenda como funcionam os tipos de contratação

Posted in Blog, Mundo do Trabalho and tagged , .