Se você está procurando emprego na área de finanças. Um trainee em um grande veículo de comunicação. Estágio em uma multinacional. Ou mesmo um primeiro emprego na área de vendas. Não importa qual seu nicho de trabalho, é muito, muito provável que você precise de certas competências no Excel.
Engana-se quem acredita que a ferramenta só é necessária aos profissionais de exatas – vá por mim, que sou jornalista: ainda final da faculdade, precisei concluir o nível básico e, há poucas semanas, outro trabalho exigiu que eu voltasse ao Excel e aprendesse alguns novos truques.
Isso porque suas funcionalidades vão além de simplesmente criar tabelas. O programa permite a compilação de dados, realização de cálculos, geração de gráficos, relatórios e estatísticas. Além disso, é atualmente o software mais utilizado por empresas no mundo todo – e você não pode ficar de fora.
Qual o seu nível no Excel?
Talvez você já tenha realizado alguns trabalhos acadêmicos no Excel ou mesmo experimentado algumas das funções por curiosidade. Mas como suas habilidades se traduzem em seu currículo?
A tabela a seguir está disponível no blog Flaviaestat – Excel, dados e programação e pode servir como guia para definir seu nível de proficiência:
Incluir seu nível de conhecimento em Excel no currículo – e, melhor ainda, ter um curso na área para certificar suas habilidades – pode fazer toda a diferença em uma primeira seleção. Porém, seja honesto: afinal, quando chamado para as próximas etapas do processo, você deve estar preparado para demonstrar o que sabe.
O que é cobrado nos processos seletivos?
A não ser que você esteja concorrendo à uma vaga muito específica, o usual é pedir que candidatos a estágios e trainees comprovem um conhecimento de Excel entre básico e intermediário. Prepare-se para responder algumas questões teóricas e resolver exercícios práticos – abaixo estão as ferramentas mais requisitadas em processos seletivos:
• Armazenamento e manipulação de dados: O Excel é ideal para guardar e analisar um volume grande de informações. Além de criar um banco de dados, saiba usar fórmulas para relacioná-los entre si, gerando resultados mais ricos e relevantes para a tomada de decisões.
• Fórmulas e funções: Aprenda a criar fórmulas matemáticas para conseguir resultados rapidamente. É comum que processos seletivos exijam alguns cálculos como SOMA, SOMASE, SE, MEDIA, PROCV, CONT.NUM, CONT.VALORES, CONT.SE (não se desespere ainda – há formas rápidas – e gratuitas – de aprender tudo isso).
• Elaboração de gráficos: Criar, ler e interpretar gráficos é uma habilidade fundamental. Além de recolher dados, saiba organizá-los e definir qual a melhor representação gráfica para cada situação.
• Criação de Macros: Certo, eu não sabia o que era essa função (prevejo mais um curso de Excel no meu futuro), mas vários sites e blogs específicos indicaram que a criação e gravação de Macros pode ser exigida se a vaga pedir um conhecimento entre intermediário e avançado. Isso consiste em configurar e gravar rotinas padrão que podem ser acionadas novamente, e com mais rapidez, em qualquer planilha.
Como posso aprender tudo isso?
Quem tem facilidade ao lidar com números possui uma vantagem, mas eu sou a prova viva de que qualquer um pode aprender o que for necessário no Excel. Atingir um nível intermediário deve levar entre 2 e 3 meses, dependendo das horas gastas treinando.
Pensando nisso desenvolvemos o Curso Descomplicando Excel com o objetivo de promover o conhecimento do Excel 2010 de forma rápida. Com duração de 40 horas, em até um mês você aprenderá o nível básico e intermediário em um único curso.
A metodologia aplicada favorece o processo de aprendizagem. No decorrer do curso o aluno será estimulado a solucionar uma série de exercícios para fixar os conceitos aprendidos durante as aulas. Além disso, o aluno terá um desafio no final do curso, que simulará o teste de Excel que geralmente é aplicado pelas empresas no processo seletivo para vagas de emprego, estágio e trainee.
Ficou interessado? Conheça o nosso Curso de Excel!
Outras fontes:
• EX2 – Conhecimentos de Excel exigidos em processos seletivos
• Portal Trainee – Quais conhecimentos em informática o candidato à trainee e estágio precisa ter.
• Ig Economia – Dicas para usar melhor o Excel no trabalho.
Marcela Lorenzoni é jornalista e professora de inglês. Trabalha na startup de Educação Geekie. Atualmente, mora em São Paulo, onde faz pós-graduação em Educação no Novo Milênio.