Você conseguiu – superou inúmeras fases do processo seletivo e chegou à última etapa: a entrevista presencial. Nesse momento, seus futuros empregadores já conhecem sua vida acadêmica e experiência profissional; afinal, seu currículo foi analisado e você participou de provas para confirmar ter as habilidades necessárias. Agora é hora de garantir que você tenha o perfil procurado pela empresa, a personalidade e até mesmo a ambição adequadas para aquela vaga na equipe.

Esse também é, provavelmente, seu primeiro encontro a sós com os futuros chefes. A maioria das empresas não convoca muitos candidatos para essa etapa da seleção, mas, ainda assim, é comum que eles tenham pouco tempo para desperdiçar – entrevistas que duram horas e horas são bastante raras. Como impressioná-los positivamente em apenas um encontro de alguns minutos?

Cuidados básicos

Antes de entrar nos méritos da conversa em si, existem alguns cuidados que todos devem tomar ao comparecer a uma entrevista de emprego. São detalhes que vão causar uma boa ou má impressão imediatamente – e nem requerem muito esforço, apenas alguma atenção!

Prepare-se antes da entrevista

Infelizmente, nenhuma conversa segue exatamente o roteiro que imaginamos. Contudo, isso não significa que ensaiar não vá ajudá-lo a estar preparado e manter a calma. Até porque, a maioria das entrevistas de emprego vai seguir um mesmo modelo, com pequenas variações. Aqui está o que você precisa fazer antes de começar a conversa:

Lembre-se também de que as empresas traçam um perfil de personalidade e comportamento para a vaga, ao qual os candidatos não têm acesso. Suas características (mesmo as negativas!) podem ser exatamente o que os recrutadores estão procurando – e, caso não sejam, é provável que aquele trabalho não fosse a melhor alternativa para você.

Como se comportar

Chegou a hora da entrevista e o candidato deve controlar o nervosismo. Uma forma de fazer isso é imaginar que o emprego já é seu e a reunião não passa de uma conversa com seu chefe atual ou colegas de trabalho. Procure por formas de se acalmar, lembre-se das etapas já superadas, ouça uma música animadora e não esqueça – você será avaliado desde o momento em que entrar na empresa!

Entrevista 2

Quando a conversa terminar, levante-se e agradeça o entrevistador pela oportunidade. Esse é o momento para uma conversa mais descontraída, desde que seja breve. Ainda assim, permaneça educado e não diga nada que não seja adequado ao ambiente profissional.

Marcela Lorenzoni é jornalista e professora de inglês. Trabalha na startup de Educação Geekie. Atualmente, mora em São Paulo, onde faz pós-graduação em Educação no Novo Milênio.

Fontes:

Quer se capacitar? Seja um Talento Ganbatte e se desenvolva!