Na hora da entrevista, o corpo fala! Mesmo sem querer, nosso corpo é um perfeito transmissor de sentimentos.
A linguagem corporal expressa através dos seus movimentos e posturas o que você está sentindo naquele momento. Por isso, para se sair bem em uma entrevista de emprego não é necessário apenas se preparar visual e verbalmente, mas outras formas de comunicação como os gestos também contam, mesmo que inconscientemente.
O livro O Corpo Fala, de Pierre Weil e Roland Tompakow, mostra como a linguagem que o corpo exerce nos diversos tipos de relacionamentos humanos não é transmitido apenas por palavras e símbolos. O livro contém ilustrações que facilitam o nosso entendimento, formando uma unidade de comunicação intensa, simples e divertida.
Obviamente, não é possível controlar 100% a sua linguagem corporal, porém você pode desenvolver uma postura comum em entrevistas de emprego que não te afete negativamente. Como:
- Corpo Inclinado em Direção a Outra Pessoa: Atitude positiva que demonstra interesse em relação ao que a outra pessoa está dizendo ou ao que está sendo discutido na conversa.
- Braços Cruzados: Representa uma postura defensiva, pode ser identificar pelo entrevistador como um gesto de quem não se sente confortável ou confiante naquele ambiente. É sem dívidas uma atitude negativa.
- Contato Visual: Já que dizem que os olhos são o espelho da alma, reflita uma boa impressão. Ao responder ou fazer alguma pergunta ao entrevistador, olhe nos olhos dele. Isso demonstra confiança e interesse pelo que está sendo discutido.
- Sobrancelhas: Não é nada estético, e sim técnico. As sobrancelhas revelam informações que podem ser vistas como positiva -quando arqueadas, mostrando interesse, ou quando franzidas podem significar certa dúvida, uma atitude negativa.
- Gestos Repetitivos: Fazer gestos repetitivos durante uma entrevista de emprego pode demonstrar ao entrevistador certa ansiedade, mostrando para ele que você quer que a entrevista acabe. Uma atitude negativa.
- Gestos com as Mãos e Braços: Utilizados em excesso, pode transmitir uma sensação de nervosismos. Já utilizados sem exagero, é uma atitude positiva, passando convicção naquilo que ele está falando para o entrevistador.
Gostou dos nossos toques? Para ir mais fundo neste tema, indicamos a leitura do livro O corpo Fala, você vai aprender como policiar seus movimentos a seu favor!
Josiany Lima é jornalista e curiosa. Escreve para sites na internet e atua na ONG Teto Brasil. Estuda Marketing e é autora de livros infanto-juvenis.