Você é o seu melhor produto, então sempre que esbarrar em perguntas como “Quem sou eu?” –muito usada em processos seletivos- evidencie suas qualidades e faça o seu melhor marketing pessoal. O que seria isso? Marketing pessoal é um conjunto de estratégias que irão fazer com que você atribua um maior valor a sua imagem pessoal.
E porque isso é importante? Porque pode lhe trazer benefícios como:
- Conseguir um bom emprego.
- Ser promovido em seu emprego atual.
- Melhorar suas relações pessoais e profissionais.
- Ser reconhecido no mercado de trabalho.
Ficou interessado? Então vamos às dicas de como fazer um bom marketing pessoal.
Dica Nº 1 – Você é o que mostra ser.
“Tudo o que você fez e faz na vida, tudo o que você fala em público ou posta na internet constroem a sua marca.”
Sabe aquele post nas redes sociais? Ele demonstra quem você é! Ser ativo na internet é bom para sua imagem, mas tenha cuidado com o que posta, compartilha ou curte.
Dica Nº 2 – Cultive seu networking.
Mantenha contato com pessoas que conheceu em eventos e achou interessante. Proponha trocas de conhecimento e experiências. Seja solícito e não um sangue-suga, a ideia aqui é você evoluir junto com outras pessoas.
Dica Nº 3 – Seja criativo.
Sugira ideias criativas para resolução de problemas. Demonstre habilidade para formar opinião e valorize o seu trabalho e o trabalho do outro. Analise suas forças e fraquezas para saber o que melhorar e como agir.
Dica Nº 4 – Quem não é visto, não é lembrado.
Participe do maior número eventos, palestras e rodas de bate papo possíveis, assim você faz amigos e fica bem informado dentro da sua área de atuação. Isso é bom para sua imagem, networking e, claro, para sua marca pessoal.
David Brier já dizia: Se você não der ao mercado sua história, eles vão definir a história da sua marca por você.
E então, vai deixar o mercado te rotular ou está pronto para mudar seus hábitos e começar a trabalhar no seu marketing pessoal?
Josiany Lima é jornalista e curiosa. Escreve para sites na internet e atua na ONG Teto Brasil. Estuda Marketing e é autora de livros infanto-juvenis.