Talvez esta seja uma pergunta que nem Freud saiba responder. Lidar com pessoas não é a coisa mais fácil do mundo, certo? Cada um reage aos acontecimentos do dia a dia (seja no trabalho ou na vida pessoal) de maneira diferente e de acordo com seu humor. Algumas pessoas, seja por parte do estresse ou gênio que não pode ser contrariado, dificultam um pouco a convivência e tornam o ambiente que ocupam em um verdadeiro campo minado. Cuidado onde pisa!
Às vezes, para fugir de maiores desentendimentos e não causar uma guerra declarada com esse tipo de pessoa é melhor manter o sábio silêncio como única resposta. Outro ponto importante para contornar essas situações constrangedoras é saber se retirar na hora exata, peça licença, diga que podem conversar outra hora ou apenas dê o assunto por encerrado e saia do local.
Sabemos que é sempre muito difícil engolir sapos e não responder um comentário ofensivo (principalmente quando você tem razão), mas evitar uma discussão e não revidar é a prova máxima de que você está fazendo uso da sua razão em prol do seu status profissional e da sua moral, se ajudar leia nosso post sobre resiliência. Mostre-se compreensivo e tenha paciência para negociar um ambiente que possa oferecer a ambos um convívio proveitoso, porém como em toda negociação, as duas partes tem que ceder, é uma via de mão dupla, como em todo relacionamento humano.
Sigmund Freud dizia que a inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos, então use-a e domine-os, pois um bom relacionamento no ambiente de trabalho é essencial para o desenvolvimento de uma carreira, então para que complicar, certo? Transforme essa rede de intrigas em uma teia de oportunidades!
Josiany Lima é jornalista e curiosa. Escreve para sites na internet e atua na ONG Teto Brasil. Estuda Marketing e é autora de livros infanto-juvenis.