Como a proatividade pode te ajudar no mercado de trabalho

No meio corporativo, a palavra Proatividade se faz presente em quase 100% dos discursos, desde o RH até aos estagiários que acabaram de ingressar na empresa e já são cobrados a desenvolver essa tal proatividade.

Muitas vezes essa palavra é empregada de maneira erronia por muitas pessoas, sendo descrita como ato de não esperar ser designada uma tarefa para você e sim já realizá-la de uma vez. Mas a proatividade vai além disso, proatividade não é sinônimo do que deve ser feito, se você pensou assim, pensou errado.

Etimologicamente, o prefixo “pro” (de origem greco-latina) significa movimento para frente, antecipação. Isso nos dá um vislumbre importante da característica da proatividade que é a arte de se antecipar a tudo e fazer mais do que se é esperado. O proativo busca prever, analisar e agir da melhor forma possível em relação às necessidades.

Não existe um caminho certo para percorrer rumo a se tornar alguém proativo, e sim, estradas a serem construída diariamente rumo a este objetivo! Que tal começar essa construção hoje mesmo?

  1. Enfatize a importância das coisas. Valorize o que precisa ser feito. Tenha uma lista de prioridades e resolva um desafio por vez focando na melhor forma de fazer isso.
  2. Motive-se pelos exemplos. Busque a companhia de pessoas igualmente ou mais proativas que você.
  3. Agregue valor ao seu trabalho e sua equipe comemorando cada vitória, até mesmo as pequenas.
  4. Exercite o autoquestionamento, perguntando-se sempre se a sua resposta a uma determinada situação foi a mais adequada ou se seria possível um maior nível de proatividade diante da questão.

A Proatividade é sinônimo de responsabilidade pelos resultados futuros, por isso não fique no achismo, um profissional proativo não fica esperando pelos outros, resolva os problemas, comunique-se e interaja. Reforce sempre o senso de responsabilidade, nunca o da culpa.

Josiany Lima é jornalista e curiosa. Escreve para sites na internet e atua na ONG Teto Brasil. Estuda Marketing e é autora de livros infanto-juvenis.

Quer se capacitar? Seja um Talento Ganbatte e se desenvolva!

Posted in Blog, Mundo do Trabalho and tagged , .